Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Engenho Novo receberá 3º Distrito Policial de Barueri

O decreto foi assinado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes
Através de parceria entre a Prefeitura de Barueri e o Governo do Estado de São Paulo, o bairro do Engenho Novo sediará o 3º Distrito Policial de Barueri. A Prefeitura cederá o prédio e o mobiliário, e a previsão do governo estadual é que o 3º DP, que será subordinado à Delegacia Seccional de Polícia de Carapicuíba, comece a funcionar já no segundo semestre deste ano.

O decreto de criação da unidade policial foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, na quarta-feira, 19, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do prefeito Gil Arantes, além de vereadores de Barueri, deputados estaduais, prefeitos de outros municípios e delegados de polícia.

“A criação do Distrito Policial do Engenho Novo é um momento importante, não só para a nossa cidade, mas para a região, já que o Engenho Novo faz divisa com o município de Santana de Parnaíba”, ressaltou Gil Arantes, que ainda lembrou que o os outros dois distritos policias de Barueri (Jardim Silveira e Alphaville) também foram instalados em mandatos anteriores seu e do governador Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin destacou que quem ganha com essa parceria é a população. “Barueri é uma das melhores cidades de São Paulo e do Brasil. É uma colméia de trabalho, progresso e de geração de bons serviços e bens, tem uma logística excepcional e serviços públicos de ponta, e agora terá esse grande reforço na segurança”, comentou o governador. “São mais delegados, mais investigadores, mais escrivães, mais agentes policiais e maior polícia judiciária e investigativa para fortalecer a segurança de Barueri.”


Policiamento comunitário
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Antonio Carlos da Ponte, relatou que a reivindicação barueriense para instalação do 3º DP é legítima e necessária. “O distrito vai ser situado especificamente no bairro do Engenho Novo, mas sua área de atuação vai compreender 10 bairros e vai atingir cerca de 70 mil pessoas”, afirmou.

Para o secretário dos Assuntos de Segurança de Barueri, Gilberto Pereira de Brito, a criação do Distrito Policial do Engenho Novo vem de encontro com a política municipal de segurança. “Partindo do pensamento comunitário, o policial civil estará mais em contato com a cidade, então essa proximidade vai contribuir muito na hora da punição dos criminosos”, afirmou.



Secretaria de Comunicação Social

Convocação - Conselho Municipal Dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)


1ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2014 DO CMDPD

WILLAMO EDUARDO ALMEIDA LOUREIRO, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD, no uso de suas atribuições, CONVOCA os Conselheiros Titulares e Suplentes para participarem da Primeira Reunião Ordinária de 2014, a ser realizada no dia 25 de fevereiro de 2014 (terça-feira), das 9h às 11h00, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD, sito à Rua Vereador Isaias Pereira Souto, 175 – Jardim Belval – Barueri – SP – CEP 06420-490 – Fone: 4194-4938 / 4194-0252.

PAUTA DA REUNIÃO

I – Expediente:

a)          Discussão e votação da Ata da reunião anterior;
b)         Comunicados do Presidente e dos Conselheiros, se houver;
c)          Aplicação do Inciso I, artigo 26 do Regimento Interno do CMDPD, se for ocaso.

II – Ordem do dia:

a)          Carnaval Inclusivo: Pessoas com deficiência desfilarão no sambódromo do Anhembi;
b)         Serviço de Equoterapia passa a ser oferecido às pessoas com deficiência, residentes em Barueri;
c)          Instalação de Quadra Poliesportiva Acessível na SDPD;
d)         Criação de Bazar Permanente;
e)          Aprovação de calendário de Reuniões Ordinárias para o ano de 2014;
f)           Demandas encaminhadas ao CMDPD;
g)         Andamento da proposta de alteração da Lei Nº 1.996, de 28 de setembro de 2010;
h)         Pronunciamento da mesa Diretora;
i)           Avaliação da reunião;
j)           Encerramento.




Willamo Eduardo Almeida Loureiro
Presidente



Secretaria de Comunicação Social

Programa Gera-ação da Prefeitura recebeu mais de 600 matrículas

Em apenas dois dias, 636 alunos foram matriculados
O programa Gera-ação, sub-divisão do programa Barueri Emprega, mantido pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebeu em apenas dois dias, 636 matrículas para os cursos gratuitos de qualificação e requalificação profissional. Só no primeiro dia de inscrições, 460 alunos foram matriculados.

Com o objetivo de oferecer ferramentas para colocação e recolocação do munícipe ao mercado de trabalho, o programa ofereceu 8 cursos profissionalizantes, nas áreas de administração, informática e segurança. A duração média é de dois meses e são compostos por aulas práticas e teóricas.

A futura aluna, Priscila França do Nascimento, matriculou-se no curso de Assistente Administrativo e se diz animada com a nova oportunidade. “Eu espero aproveitar ao máximo as aulas, aumentando meu aprendizado para complementar meu currículo e me desenvolver profissionalmente. Está é uma oportunidade única, pois não teria condições de pagar um curso particular”.

As aulas terão inicio no dia 10 de março e serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite.



Secretaria de Comunicação Social

Centro de Animais Silvestre de Barueri devolve para natureza aves traficadas

Recinto de soltura da Associação de Amigos do Vila Verde em Cotia

Recinto de soltura da Associação de Amigos do Vila Verde em Cotia
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Barueri realiza o atendimento de animais silvestres doentes ou vítimas de acidentes, maus tratos e do comércio ilegal.

Na última semana, o órgão realizou soltura de mais de 60 aves silvestres vítimas do tráfico de animais, fruto de apreensões da polícia ambiental.

Após um período de reabilitação no Cetas Barueri, as aves que estavam destinadas a viverem em gaiolas, ganharam a liberdade após um período de acompanhamento nutricional e veterinário, passarem por testes e treinamentos para sobrevivência, além de exames laboratoriais que comprovaram o seu bom estado de saúde.

O grupo de aves, composto por periquitões-maracanã, tizio, pixoxó, coleirinho, tico-tico, tico-tico rei, bigodinho, curió, pintassilgo e maitaca verde,foram encaminhados para a área de soltura da Associação de Amigos do Vila Verde, um condomínio residencial de Cotia que mantém uma área de mata nativa preservada, na qual são realizadas solturas de diversos animais silvestres da região metropolitana de São Paulo.

Lá as aves passarão por um período de adaptação e monitoramento até que estejam com condições de se alimentarem sozinhas. Esse acompanhamento é realizado pela equipe da associação que monitora os animais que passaram pela soltura por cerca de vinte dias, deixando alimentos para eles e verificando o seu comportamento.

Para mais informações sobre os serviços do Cetas Barueri, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 0800 771 99 19.


Secretaria de Comunicação Social

Saúde realiza palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis. Participe!

Palestra sobre DST inclui distribuição de kits
As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Barueri convida o público adolescente a participar do ciclo de palestras sobre DST, que acontece até o dia 28 e fevereiro em unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, sempre a partir das 8 horas.

As palestras são elaboradas especialmente para atrair o público adolescente, reservando momentos de educação, descontração e entretenimento, além da distribuição de kits.

A participação é gratuita. Veja onde as palestras acontecem e programe-se:

·     Sexta, dia 21
·     UBS Dr. Adauto Ribeiro
Avenida Zélia, 950 - Parque dos Camargos

Segunda, dia 24
·     UBS Vince Nemeth
Rua Britânia 165 - Jardim Audir

Terça, dia 25
·     UBS Maria de Lourdes Hernandez Matos
Avenida Capitão Francisco César, 1.240 - Engenho Novo
·      
·     Quarta, dia 26
·     UBS Pedro Izzo
Rua Everest, 26 - Jardim Esperança

Quinta, dia 27
·     UBS Maria Francisca de Melo
Estrada dos Pinheiros, 523 - Parque Viana
·      
·     Sexta, dia 28
·     UBS Hélio Berzaghi
Avenida Marginal Direita, 486 - Jardim Paulista

Mais informações: 4199-3100, ramal 3417.

Secretaria de Comunicação Social

Demutran orienta sobre cuidados na hora de contratar transporte escolar

Demutran faz vistoria semestral em todos os veículos que transportam estudantes
As aulas já voltaram e a maioria das crianças já tem o transporte escolar garantido, mas nem sempre a segurança de seu filho está assegurada. É exatamente por esse motivo que o Demutran de Barueri, vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, orienta os pais sobre os cuidados a tomar na hora de fazer a contratação do veículo de transporte escolar.

Quem presta esse tipo de serviço no município tem que se enquadrar nas normas do transporte escolar municipal em vigor desde julho de 2013. Baseado na lei 2.241 de maio do ano passado, a categoria deve obrigatoriamente ter em mãos uma autorização e, no para-brisa do veículo, apresentar um selo, ambos expedidos pelo Demutran, indicando que o veículo está apto para a atividade. Além dos itens de segurança como cintos e outros equipamentos, é indispensável que haja um monitor responsável pelos alunos.

Transporte escolar é algo sério: “se cada um fizer a sua parte a segurança no trânsito fica muito mais fácil de ser estabelecida”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Barueri, João Amancio. A orientação do Demutran é para que os pais confiem seus filhos a quem está totalmente regularizado com a Prefeitura e também com o órgão municipal de trânsito.

Para mais informações entre em contato com o Demutran através do telefone 4199-1414.



Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura de Barueri muda método de avaliação dos estudantes

Alunos em sala de aula: atividades do dia a dia ganham força na avaliação final
A Secretaria de Educação de Barueri mudou o método de avaliação a alunos na rede pública municipal, que agora passa a ser trimestral em vez de bimestral. A alteração faz parte do aprimoramento do programa educacional da Prefeitura, que inclui também novidades no dia a dia de avaliação de cada aluno em diversas atividades pedagógicas.

O ano letivo será dividido em três trimestres – 5 de fevereiro a 30 de abril, com 55 dias letivos; de 5 de maio a 29 de agosto, 72 dias letivos; e 1º de setembro a 19 de dezembro, 75 dias letivos.

“O aluno será avaliado todos os dias através de atividades que o professor desenvolverá em sala. Além de dar mais um mês para o estudante se dedicar aos estudos, a medida permite que o professor tenha mais tempo de avaliar melhor o aluno”, explica a coordenadora do fundamental Heyde Aparecida de Jesus.

Os alunos serão avaliados com provas, trabalhos, fichas de observação, relatórios, atividades extraclasse, estudo de meio, laboratórios e outros critérios do professor. “As provas trimestrais serão feitas pela Equipe de Apoio Pedagógico, assim como a tabulação dos resultados. Dessa forma, saberemos quais escolas apresentam alunos com dificuldades de aprendizagem”, completa Heyde.

No 1º trimestre, as provas ocorrerão no período de 7 a 11 de abril; no 2º trimestre, 4 a 8 de agosto; e no 3º trimestre, 24 a 28 de novembro. As provas serão para os 1º, 2º e 3º anos, manuscrita; e para os 4º anos em diante, de múltipla escolha com gabaritos.

Cada avaliação trimestral envolve todos os componentes curriculares por área do conhecimento como: linguagens e suas tecnologias – língua portuguesa, arte, música, educação física e inglês; matemática; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias – história, geografia e filosofia.

No final de cada trimestre haverá uma reunião entre pais e o conselho participativo da escola para entrega dos boletins. Será promovido o aluno que tiver frequência igual ou superior a 75% de horas letivas; média final por componente curricular igual ou superior a 5,0; e por decisão do Conselho de Classe.


Os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) permanecem ainda no bimestre e na Educação Infantil não muda.

Secretaria de Comunicação Social

Baruerienses ficam com o bronze no Desafio Indoor de Atletismo

Higor Silva é bronze no Desafio Indoor de Atletismo

Vanessa Fidelis é bronze no Desafio Indoor de Atletismo
Os atletas baruerienses Higor Silva Alves (Salto em Distância) e Andressa Fidelis (60m) da equipe de Atletismo do Grêmio Recreativo Barueri (GRB) tiveram grande performance na primeira etapa do Desafio Caixa Indoor de Atletismo disputada na manhã de domingo, 16, na pista coberta do Centro de Treinamento da BM&FBovespa, em São Caetano do Sul (SP). Os dois baruerienses conquistaram a medalha de bronze em suas categorias.

Andressa fez o tempo de 7.53 na prova dos 60m. Na prova masculina do Salto em Distância Higor Silva Alves fez a marca de 7,62m.

A segunda etapa do Desafio Caixa Indoor será disputada no sábado, 22, no Estádio Ícaro de Castro, no Ibirapuera, em São Paulo.


Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura de Barueri abre novas vagas para cursos profissionalizantes

Serão oferecidos oito cursos profissionalizantes, com duração média de 2 meses
A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abriu nesta segunda-feira, 17, matrículas para a nova turma dos cursos profissionalizantes gratuitos do Programa Gera-Ação, sub-divisão do programa Barueri Emprega.

O programa tem o objetivo de oferecer ferramentas para colocação do munícipe no mercado de trabalho, oferecendo através de parcerias com empresas, escolas, instituições e sindicatos, cursos gratuitos aos trabalhadores que necessitam de qualificação e requalificação profissional.

Serão oferecidos oito cursos profissionalizantes, com duração média de dois meses. As aulas são ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite, e são compostas por aulas práticas e teóricas.

Para se inscrever, o candidato deve ter mais que 16 anos de idade, estar desempregado ou não e ser residente em Barueri (apresentar comprovante de endereço). As matrículas serão realizadas no Centro Municipal de Qualificação Profissional.

Conheça os cursos e a documentação necessária:

- Web Designer: Concluído ou cursando ensino médio, original e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do cartão Barueri), histórico/declaração escolar. Certificado de conclusão do curso de Informática Básica.

- Inglês com ênfase em atendimento ao público: Concluído ensino fundamental, original e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do cartão Barueri), histórico/declaração escolar.

- Assistente Administrativo: Concluído ou cursando o ensino médio, original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do Cartão Barueri), histórico/declaração escolar.

- Auxiliar de Logística: Concluído ou cursando o ensino médio, original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do Cartão Barueri), histórico/ declaração escolar.

- Assistente de RH: Concluído  ou cursando o ensino médio, original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do Cartão Barueri), histórico/ declaração escolar.

- Portaria e Recepção: Concluído o ensino fundamental, original e cópia do Rg, CPF, comprovante te de endereço (ou protocolo do cartão Barueri), histórico/ declaração escolar.

- Informática Básica: Concluído ou cursando o ensino fundamental, origina e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do Cartão Barueri), histórico/declaração escolar.

- Informática Avançada: Concluído ou cursando o ensino médio, certificação de Informática Básica, original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço (ou protocolo do Cartão Barueri), histórico/ declaração Escolar .

O Centro de Qualificação Profissional fica localizado na rua Campos Sales, 485, Centro de Barueri, e funciona das 9 às 20 horas. Mais informações: 4198-4907, 4198-8177, 4198-8188, 4199-0777 e 4163-5547.


Secretaria de Comunicação Social

Escola de Barueri é tema de reportagem na TV Gazeta

Escola Dagmar Ribas Trindade, da Fieb, foi destaque em reportagem de tevê
Em reportagem sobre a volta às aulas, discutindo o sistema de reprovação na rede paulistana de educação, o Jornal da TV Gazeta abordou a EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade, unidade da Fundação Instituto de Barueri (Fieb) instalada no Jardim Maria Cristina, em Barueri.

Envolvendo depoimentos, a reportagem ilustra o sistema de reprovação adotado na escola: “não como castigo, e sim para mostrar ao aluno uma oportunidade de aprender”, explica o estudante Mateus Lima.

Com aulas de reforço e plantão de dúvidas, a escola obteve o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011.

Veja a matéria no link:
https://vimeo.com/user6627356/videos



Secretaria de Comunicação Social